4 dicas para a sua primeira entrevista para desenvolvedor júnior

Messias Junior
3 min readApr 12, 2021

A coisa mais natural do mundo é ficar ansioso, nervoso ou até com medo quando se está prestes a passar por uma entrevista de emprego. Não importa quantos anos de experiência profissional você tenha ou por quantas entrevistas já tenha passado, o frio na barriga sempre aparece quando estamos frente a frente com um entrevistador da empresa dos sonhos.

Com esse sentimento em mente, imagine então o nervosismo e inseguranças de um aspirante a desenvolvedor na sua primeira entrevista ?

Pensando nisso, resolvi elencar aqui algumas dicas que podem ser muito úteis quando for enfrentar suas primeiras entrevistas.

1. Você NÃO precisa saber tudo!

Um dos maiores medos na primeira entrevista, é que o entrevistador pergunte algo que o você não saiba.

Quando se faz uma entrevista para cargos de estagiário ou júnior é natural que não se saiba de algumas coisas (se soubesse tudo já não seria júnior 😉)

O mais importante é a forma como reage quando não se sabe uma questão específica. Ser sincero na resposta tem importância fundamental como falaremos posteriomente no tópico 3.

Assumir que não sabe de certo assunto mas demonstrar interesse em saber mais sobre ele é a melhor saída nesse tipo de situação pois demonstra honestidade e mostra ao entrevistador que você tem muita vontade de aprender.

2. Se dedique mais a base da linguagem do que a frameworks

Quando se é iniciante, se dedicar ao aprendizado da linguagem de programação acaba sendo bem mais importante do que se dedicar a uma framework específica desta linguagem.

Uma pessoa que conhece bem javascript, consegue com mais facilidade aprender React, Vue ou até Angular do que uma pessoa que conhece bastante Vue mas não conhece muito bem a base da linguagem. Em outras palavras “É mais fácil escrever em vários generos textuais quando se domina o Português padrão”.

Além disso, muitas empresas procuram desenvolvedores iniciantes para dar formação sobre a tecnologia que vai ser usada posteriormente. Ou seja, não necessariamente saber uma framework é decisivo para conseguir o primeiro emprego.

3. Não minta sobre suas experiências e conhecimento

Durante a entrevista, é de extrema importância construir uma relação de confiança entre o candidato e o entrevistador. Se o entrevistador perguntar algo e você não souber, a postura mais correta seria dizer que ainda não sabe e que vai posteriormente estudar sobre o assunto. Caso contrário, isso pode acarretar em situações constrangedoras para você futuramente (na mesma entrevista).

Caso o entrevistador te peça para falar um pouco sobre o assunto que você disse que sabia, você provavelmente vai gaguejar enquanto tenta inventar alguma coisa que seja genérica o suficiente para enganar o avaliador.

A pessoa que está te entrevistando faz isso a muito tempo, todos os dias. Ela vai saber que você está mentindo. A única coisa que vai conseguir com isso é destruir toda a confiança que o avaliador construiu em você durante a entrevista.

4. Mostre (e realmente tenha) interesse nas tecnologias apresentadas pela empresa

Boas empresas, procuram um júnior ou um estágiario por que veem nele um potencial de aprendizado enorme. Mostre a eles quanto potencial você tem, o quanto que você é interessado em aprender tecnologias novas e em entender como o negócio deles funciona.

Vale a pena também perguntar sobre a empresa na entrevista, qual stack usam, como está organizado o trabalho, como é o dia-a-dia da equipe de desenvolvimento. Isso demonstra que além do código, você também se interessa sobre o time como um todo. As pessoas gostam de mentes pensantes, não apenas um “escritor de código” sem pensamento crítico.

Espero que eu tenha conseguido passar um pouco do meu ponto de vista sobre esse assunto que assusta tantas pessoas no início da carreira como desenvolvedor. Espero também ter conseguido te ajudar um pouco na sua próxima entrevista.

Um abraço e até a próxima!

--

--